quarta-feira, 9 de março de 2011
Apiaceae
Apiaceae
Apiaceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à
ordem Apiales. Anteriormente conhecida como Umbelliferae e vernaculizado para umbelífera, esta é uma família composta por plantas normalmente aromáticas e de caule oco. Inclui espécies como a salsa, a cenoura e outros parentes. Possui cerca de 300 géneros, contendo mais de 3000 espécies.
As flores são pequenas e possuem simetria radial com 5 sépalas, 5 pétalas e 5 estames. Estão dispostas numa inflorescência em forma de umbela, daí o seu anterior nome deUmbelliferae. Várias espécies possuem inflorescências onde as flores apresentam dimorfismo, possuindo as mais externas pétalas mais vistosas destinadas à atracção dosinsectos, enquanto as mais internas são mais discretas, concentrando-se na reprodução.
A família contém algumas espécies altamente tóxicas, como o Conium, também conhecido como cicuta (o veneno e não o género muito parecido com o Conium, e também altamente venenoso Cicuta). Esta planta foi utilizada para executar Sócrates e também como veneno na ponta de setas. Contém também algumas plantas muito úteis, tais como acenoura, a salsa, o aipo e o funcho
As Apiaceae são parentes próximas da família Araliaceae, sendo que as fronteiras entre estas duas famílias permanecem esbatidas. Alguns sistemas de classificação recentes colocam as Araliaceae numa família Apiaceae expandida, mas esta classificação não tem sido reconhecida. Os géneros Hydrocotyle e Trachymene, tradicionalmente incluídos nas Apiaceae, são actualmente inseridos, de uma forma geral, na família Araliaceae.
Entre os membros mais notáveis incluem-se: Anethum graveolens - Endro; Anthriscus cerefolium - Cerefólio; Apium graveolens - Aipo; Conium maculatum - Cicuta;Coriandrum sativum - Coentro; Cuminum cyminum - Cominho, Daucus carota - Cenoura; Foeniculum vulgare - Funcho ou erva-doce; Pastinaca sativa - Cherívia;Petroselinum crispum - Salsa; Pimpinella anisum - Anis
Origem do texto : Wikipedia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário